Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/vieirada/public_html/biblo/bdados.php on line 4
Luís Vieira da Mota - Biografia
Biografia | Bibliografia | Criticas e Recensões | Opinar | Notícias | Links
Dados Biográficos

Luís Vieira da Mota nasceu em 1941 no lugar do Souto, freguesia de Toutosa – (Livração), concelho do Marco de Canaveses.
Após o ensino primário na terra natal e depois de passar pelas Escolas Preparatória de Faria Guimarães e Industrial do Infante D. Henrique, no Porto, concluiu em 1962 o Curso de Construções Civis e Minas do então Instituto Industrial do Porto, hoje Instituto Superior de Engenharia.
Nos anos de 1962, 1963 e 1964, em conjunto com os irmãos e outros conterrâneos, organiza representações teatrais de Outono, em Setembro, para enganar o tempo de férias e angariar fundos para obras paroquiais da terra natal, tendo sido representadas duas peças de sua autoria. Aos manuscritos dessas duas peças, "O Herói" e "O Sonho", e ainda de um poema herói-cómico, "Os Cábulas", perdeu completamente o rasto.
Em 1965 foi incorporado no Exército. Concluída a recruta, é colocado como aspirante a oficial miliciano no então Batalhão de Engenharia n.º 3, em Santa Margarida; aí, após convite para colaborar na criação do UBIQUE, órgão interno da Unidade, acaba por assumir a redacção do mesmo nos seis primeiros números, onde, em âmbito restrito, publica contos e poesias.
Em 1966 é mobilizado para Angola. Solicitado para colaborar em O BARROTE, órgão interno do Agrupamento de Engenharia de Angola, corresponde enviando para publicação contos e poesias. Esses contos, do UBIQUE e de O BARROTE, foram editados em fins de 1998 sob o título BOA VIAGEM E ATÉ AMANHÃ ... pela Editorial Diferença, de Leiria, cidade onde se fixou em 1973.


Prémios e distinções

1º Prémio no III Outono Poético em Monsaraz, 1996 (Décimas com mote)

Menção Honrosa no III Outono Poético em Monsaraz, 1996
(Poesia livre com tema)

1º Prémio de conto – Concurso Nacional de Literatura comemorativo do Centenário de Maria do Carmo do Rosário, promovido pela Casa-Museu Maria da Fontinha, em Castro Daire

Prémio Literário Afonso Lopes Vieira (2002-poesia) da C. M. de Leiria

Prémio Literário Vasco Branco (2004-romance) da C. M. de Aveiro

Medalha de Mérito Cultural Austregésilo de Athayde, atribuída pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã – ALAP do Rio de Janeiro

Medalha de Mérito Cultural atribuída pela Casa-Museu Maria da Fontinha, de Castro Daire, no XX aniversário da sua fundação.

Grande Medalha de Mérito Cultural Elisabeth Kinga, atribuída pela Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais

Membro Honorário da Federação de Academias de Artes e Letras do Estado de São Paulo

Medalha de Mérito Cultural e Cientifico, grau Ouro - Câmara Municipal do Marco de Canaveses.


© 2017 Luís Vieira da Mota | Todos os direitos reservados | by: Hugo Gameiro